Página inicial   |   Sobre a GHB   |   Fale Conosco - Contact Us
» Mundial F1 Powerboats  |  » Mundial Class One Powerboats
Mundial F1 Powerboat 2008:

» Novidades

Mundial F1 Powerboat 2007:


» GP de Sharjah
» GP de Abu Dhabi
» GP do Qatar
» GP da China
» GP da França
» GP de Portugal

Mundial Class One Powerboat 2007:

» GP da Romênia (Constanta)
» GP da Noruega (Oslo)
» GP da Noruega (Arendal)
» GP da Grécia (Atenas)
CAMPEONATO MUNDIAL UIM DE FORMULA 1 POWERBOAT 2007


Acompanhe a Formula 1 Powerboat com a GHB International Sports Management, notícias e fotos exclusivas de todas as etapas do Mundial 2007.

GP de Portugal (Portimão)


Scott Gillman vencedor da prova inicial em Portugal.


Guido Capellini em ação no mar de Portimão.


Scott concentrado no seu cockpit.


Duarte Benavente não teve uma boa atuação em seu país.


Sami Selio em ação!


Jay Price começou bem a temporada.


Philippe Chiappe é o novo companheiro de equipe de Duarte com o Team Clube Interpass.


Guido atravessando as boias.


Duarte Benavente com seu barco número 10.


Duarte entrando no seu cockpit antes da corrida.



DOMÍNIO TOTAL DE SCOTT GILLMAN EM PORTIMÃO NO GP DE PORTUGAL

O Campeão Mundial de 2006 Scott Gillman venceu a etapa de abertura do Campeonato Mundial UIM de Formula 1 Powerboat, realizada no dia 13 de Maio último, na cidade de Portimão no Algarve. Gillman, piloto principal do Emirates Team, teve um fim de semana onde tudo correu bem, fez a Pole Position nos treinos cronometrados e na corrida dominou de ponta a ponta, sem nunca ter sido ameaçado. Um bom começo para quem já tem 4 títulos mundiais em seu currículo.

O DAC/Mercury do piloto americano completou as 60 voltas em 1h41seg. Em segundo lugar ficou Guido Cappellini que fez uma boa prova, mas não foi capaz de ameaçar a velocidade do barco de Scott Gillman. O novo barco DAC de Cappellini é o único barco construído para o novo regulamento que obriga o uso da “crash box”. Isso gerou muita polémica durante o fim-de-semana em Portimão uma vez que todos os outros barcos tiveram que instalar suas “crash box” nos barcos do ano passado. Sobre essa polémica escrevo mais adiante.

Jay Price, do Qatar Team ficou em terceiro, surpreendendo positivamente após uma excelente corrida com o seu barco Baba/Mercury onde sempre foi muito competitivo e combativo. Na segunda largada, após bandeira amarela, chegou mesmo a ameaçar a segunda posição de Cappellini, mas optou por não arriscar e garantir o terceiro lugar. O americano da equipa do Qatar, é um piloto de muita experiência e não ficaria surpreso de vê-lo lutando pelo título em 2007.

O finlandês Sami Selio, do F1 Team Energy foi o quarto classificado com um barco BABA, mas mesmo tendo conseguido essa classificação, não pareceu que estivesse com equipamento para brigar pelas melhores posições tendo ficado a 38.91 do líder. Com uma volta de atraso ficou o quinto classificado Philippe Dessertenne, com DAC/Mercury.

O piloto francês tem agora o patrocínio da CTIC China, Ligier é coisa do passado. O sueco Pierre Lundin (DAC/Mercury) retorna a categoria, desta feita na equipa de Fábio Comparato e faz logo um bom sexto lugar. O australiano David Trask com GTR/Mercury foi sétimo, seguido pelo françês Philippe Chiappe, da equipa Interpass-Castrol com BABA/Mercury em oitavo. O novo parceiro de Duarte Benavente parece ter vindo para somar.

Em 2007 a organização melhorou, mas a divulgação foi fraca.

Quem foi a Portimão em 2006 para ver o GP de Portugal, ficou com um sabor amargo na boca. A prova não foi boa, a organização pior ainda, mas essas coisas acontecem. Em 2007, a organização do evento merece os parabéns, faltou apenas uma divulgação adequada, por isso mesmo, cada ano o público presente diminui. Não podemos esperar que tudo aconteça a 100%, todos precisamos aprender com nossos erros e omissões, assim acredito mesmo que em 2008 vamos ter um evento ainda melhor.

Idea Marketing tem contrato garantido por muitos anos


Depois de muita luta para se manter como Promotor Internacional da UIM para a Fórmula 1 Powerboat, a Idea Marketing de Nicolo di SanGermano conseguiu finalmente renovar seu contrato com a Entidade Máxima do Desporto Motonáutico por um período de muitos anos, chega-se a falar de 10 anos, o que fará da empresa com sede em Abu Dhabi o mais longo promotor em uma categoria da UIM. Apesar das equipas italianas (leia-se: Cappellini, Cantando, Comparato e Bocca) terem feito suas inscrições para participar do Campeonato, sabe-se que uma pesada multa foi aplicada pela UIM a cada uma delas, sob um regime condicional de disciplina. Tudo isso é uma grande vergonha para a categoria mais importante das Classes Inshore da UIM.

Esta sórdida disputa serve apenas para enfraquecer um desporto em ascensão. Acreditamos que com SanGermano, a categoria está em boas mãos e poderá melhorar ainda mais.

Produção Televisiva Digital

Uma das novidades do Promotor para 2007 é a produção televisiva em digital, um passo a frente na qualidade da produção.

A partir da etapa de Singapura, uma nova tecnologia será implementada, oferecendo aos telespectadores uma gama de informações em directo o que irá dar nova dinâmica as transmissões.

Crash Box um tema polémico

Dentre os vários erros cometidos pela UIM nas categorias que ainda governa, o mais grave é a legislação sobre a área técnica de forma imperativa. Obviamente, uma Federação deve legislar sobre a parte técnica, fazer os regulamentos e ser severa na administração dos mesmos. O que me refiro é alterações de regulamento, sem que sejam discutidos pelas partes afectadas, neste caso, as Equipas.

Depois das mortes de Victor Kunitch e Vincenzo Polli, em Abu Dhabi (2003 e 2004), a categoria ficou pressionada em encontrar uma solução viável para aumentar a segurança dos pilotos no interior do cockpit. O tempo passou e a solução veio a ser aprovada pela UIM em Outubro 2005 e impostas as equipas para utilização em 2007. Isso gerou muita polémica e descontentamento, assim em Portimão todos os barcos deviam ter já montadas as novas “chash box”. Apenas uma equipa tinha barco construído com a nova regulamentação, todos os demais fizeram implantes em seus barcos.

O “Crahs Box” foi desenvolvido para reduzir o impacto em acidentes em forma de T, isto é, quando o impacto de um barco contra outro é num ângulo de 90º. Foi projectado uma espécie de sanduíche de placas de fibra de carbono para serem colocadas nas laterais dos cockpit. Essa adaptação ficou custosa para as equipas que protestaram, apesar de cumprirem com as determinações.

Scott Gillman, vencedor da prova em Portugal, foi incisivo durante a conferência de imprensa dizendo-se insatisfeito com o regulamento e que somente uma fábrica tinha barco fabricado já pelo novo regulamento, todos os outros eram remendos. Disse isso ao lado de Guido Cappellini (segundo classificado), piloto e construtor dos barcos DAC.

F1 H2O segue para França, em La Rochelle

A segunda etapa do Mundial 2007 será realizada em La Rochelle, França e será a última no Continente Europeu. Após La Rochelle, vem um hiato até a etapa de Singapura em Agosto. O GHB website vai acompanhar de perto todo campeonato 2007 das principais categorias da Motonáutica. Até a França!!!
G2P Marketing & Publicidade : www.g2p.com.br CAMPEONATO MUNDIAL UIM DE FORMULA 1 POWERBOAT 2007 CAMPEONATO MUNDIAL DE CLASS ONE POWERBOAT 2007 (WPPA)