Página inicial   |   Sobre a GHB   |   Fale Conosco - Contact Us
» Mundial F1 Powerboats  |  » Mundial Class One Powerboats
Mundial F1 Powerboat 2008:

» Novidades
» GP do Qatar (Doha)


Mundial Class One Powerboat 2008:

» Novidades
CAMPEONATO MUNDIAL UIM DE FORMULA 1 POWERBOAT 2008


Acompanhe a Formula 1 Powerboat com a GHB International Sports Management, notícias e fotos exclusivas de todas as etapas do Mundial 2008.

NOVIDADES

SAMI SELIO SE PREPARA PARA MANTER O TÍTULO

No próximo dia 29 de Março, em Doha, no Qatar, começa a temporada 2008 do UIM Formula One Powerboat World Championship com um novo nome no topo da categoria, o finlandês Sami Selio. Não podemos deixar de reconhecer que a Finlândia é um celeiro de campeões nos desportos a motor. Na Fórmula 1 dos automóveis teve muitos nomes e grandes campeões, nos Ralies a mesma coisa e agora na Motonáutica com Sami Selio. Para esse ano Selio reformulou sua equipa e terá o construtor dos barcos BABA, Massimo Roggiero como seu companheiro de equipa. Isso fará com que a equipa seja uma forte candidata ao bi-campeonato. Temos algumas dúvidas sobre como irá funcionar o relacionamento do piloto e dono da equipa finlandês com o temperamental construtor italiano. Pelo menos o certo é que quem manda é Sami Selio, que é também quem acelera…….e muito.

Calendário com mais provas na Europa e Leste Europeu

2008 terá um calendário com 9 provas na F1H2O. Volta a ter uma prova na Finlândia, como não poderia deixar de ser com um Campeão finlandês pela primeira vez na história da Motonáutica, outro retorno é a Rússia ainda sem definição se em Moscow ou St Petersburg e uma novidade o Bahraim, ainda sem garantia. As demais etapas são tradicionais: Portugal com 1 prova, China e Emirados Árabes Unidos com 2 provas cada.

Vejam as datas:
29 de Março Doha, Qatar
4 de Maio, Portimão, Portugal
8 de Junho, Finlândia
15 de Junho, Rússia
1 de Outubro, China
26 de Outubro, China
28 de Novembro, Bahrain
12 de Dezembro, Abu Dhabi, UAE
19 de Dezembro, Sharjah. UAE

Equipas ainda sem definição, mas o relógio não para.

Enquanto o Campeão tem seu esquema definido, a maior parte das equipas ainda não sabe como será sua formação para 2008, um problema característico na categoria. Apenas as equipas de ponta tem seus esquemas definidos: Emirates Team com seus 3 pilotos tradicionais (sem Scott Gillmam que será Chefe da Equipa), Tamoils DAC com Guido Cappellini e o segundo piloto pode ser Stanislav Kourtsenovsky, Qatar Team com Jay Price e mais 2 pilotos ainda por definir (ambos do Qatar), Team Trask com os irmãos australianos, Team Comparato com Fábio Comparato e um segundo ainda indefinido, Raimbow Team com Fabrizio Bocca e possivelmente Marit Stromoy, Atlantic Team com Duarte Benavente e Phillipe Chiappe, Team Sweden com Jonas Anderson e Philippe Tourre, Team China com Philippe Dessertenne e Ling Wu Peng.

Os nomes deverão ser os mesmos, com algumas novidades que certamente não irão demonstrar nenhuma ameaça aos novos “front runners” da F1 H2O. Do Qatar apenas Jay Price pode representar alguma ameaça, da Itália só mesmo Guido Cappellini, Dave Trask é o mais rápido dos australianos, se Comparato segurar Pierre Lundin como segundo piloto tem boas chances para sua equipa, Fabrizio Bocca e Marit Stromoy são participantes, no Atlantic Team o francês Phillippe Chiappe é definitivamente o destaque, tem bom equipamento e é rápido, enquanto Duarte Benavente insiste em manter o barco Dragon que não é definitivamente um barco competitivo. Philippe Dessertenne teve um ano negro em 2007 e seu parceiro não ajuda muito, o chinês é muito fraco e pouco ou nada pode fazer no campeonato. O que prevemos é um ano de duelos interessantes entre os pilotos de 3 equipas: Selio Racing, Tamoil DAC e Emirates Team. Os demais terão participações eventuais nas posições de destaque. Vamos aguardar Doha para ter uma ideia concreta do que poderá ser uma boa temporada.