Página inicial   |   Sobre a GHB   |   Fale Conosco - Contact Us
» Mundial F1 Powerboats  |  » Mundial Class One Powerboats
Mundial F1 Powerboat 2008:

» Novidades

Mundial F1 Powerboat 2007:


» GP de Sharjah
» GP de Abu Dhabi
» GP do Qatar
» GP da China
» GP da França
» GP de Portugal

Mundial Class One Powerboat 2007:

» GP da Romênia (Constanta)
» GP da Noruega (Oslo)
» GP da Noruega (Arendal)
» GP da Grécia (Atenas)
CAMPEONATO MUNDIAL UIM DE FORMULA 1 POWERBOAT 2007


Acompanhe a Formula 1 Powerboat com a GHB International Sports Management, notícias e fotos exclusivas de todas as etapas do Mundial 2007.

GP da França (La Rochelle)


Sami Selio em ação no GP da França.


Largada com muita velocidade na França.


O barco 27 do Emirates Team queimou feio a largada.


Dave Trask foi pole position.


Cappellini quebra e não completa a corrida.


Jonas Anderson ficou em terceiro lugar na França.


Os barcos saem para OS treinos cronometrados em La Rochelle.


Scott Gillman com seu barco número 1.


Scott Gillman deu um show em aguás francesas.


Gillman faz mais uma ultrapassagem no russo Stalislav.


Duarte Benavente com seu barco de número 10.


Dessertenne ultrapassa Cantando (14) durante a corrida.


Equipe francesa com patrocínio chamou a atenção.


Paddock em La Rochelle.


Jay Price do Qatar Team.


Philippe Chiappe se preparando para corrida.


Phillippe Dessertenne em seu barco de número 17.


Sami Selio comemorando sua primeira vitória no ano.



SELIO SELA SUA PRIMEIRA VITORIA EM LA ROCHELLE


Foram necessárias 64 largadas na Formula 1 Powerboat, para que o piloto finlandês Sami Selio, da Equipa RED DEVIL conseguisse sua primeira vitória no GP de França, segunda etapa do Campeonato Mundial 2007, realizado em La Rochelle.

O tempo não foi o melhor parceiro das equipas, tendo o frio e a chuva permanecido durante todo fim-de-semana. Durante a corrida não choveu, mas o vento e a maré criaram condições difíceis para todos. Aliás, quanto a esse facto das condições do mar, tenho que me posicionar contrário a atitude dos pilotos durante o segundo treino classificatório e o “shoot out”, onde os seis melhores pilotos definem seus tempos. Como o mar não estava fácil, durante os treinos quase nenhum piloto foi para raia fazer tempo. No “shoot out” fez-se a encenação completa, todos no pontão, mas a direcção da prova cancelou a saída dos pilotos. Acho que esse tipo de procedimento cria muita retracção por parte dos Promotores locais que fazem um grande esforço e investimento para ter o show ou o circo em funcionamento. Mesmo com o mau tempo, no sábado havia um bom público assistindo aos treinos e certamente ficaram decepcionados com a falta de acção na água.


Organização bem feita em La Rochelle

La Rochelle é a cidade do piloto francês Phillippe Dessertenne, que há anos vem trabalhando sem cessar para ver esse GP da França realizado no seu quintal. Valeu realmente dirigirmos 1300Km para La Rochelle, é uma cidade muito bonita e acolhedora, com um povo sorridente e uma comida que dispensa comentários. Afinal estávamos na França, terra onde se come na maioria das regiões muitíssimo bem. Mas, La Rochelle tem uma história ligada ao mar, particularmente o porto de La Pallice (onde foi realizado o evento) data de 1890, Sua característica natural de águas profundas fez com que os alemães o transformassem em base de submarinos durante a Segunda Guerra Mundial. La Rochelle é também conhecida, dentre inúmeros outras acções, como a cidade sede do GRAND PAVOIS, desde 1973 um dos maiores salão náutico na água do mundo, com mais de 100.000 visitantes e cerca de 700 barcos e expositores de 30 países.

Por seu perfil próprio, os organizadores em La Rochelle souberam organizar muito bem o GP de França 2007. A divulgação foi perfeita, obviamente usando imagens e a pessoa do piloto local, gerando uma grande mobilização e identidade com o evento. Outdoors, muppies, posters, folhetos, anúncios, enfim a cidade estava vestida de Formula 1. Phillippe Dessertenne, que acabou desclassificado na corrida, teve seu fim-de-semana de celebridade, com filas de fãs a pedirem autógrafos no posters que foram distribuídos. Olhe que sendo assim tão perto, mas valia que os promotores do GP de Portugal tivessem passado por La Rochelle, quem sabe aprendiam um pouco mais, por exemplo: usar o piloto português na divulgação ao invés de um australiano. Pelo menos nós estamos sempre a insistir e ajudar, informando sempre e mostrando sempre os pontos positivos de cada organização.


Philippe Chiappe larga em 7º e chega em 5º

Os dois pilotos da equipa portuguesa INTERPASS/CASTROL tiveram um dias difíceis em La Rochelle. O piloto e dono da equipa Duarte Benavente, teve que suplantar os problemas técnicos que começaram em Portimão, tendo conseguido apenas o 14º lugar durante as sessões de treinos classificatórios. Durante a prova andou bem, mas um erro e comunicação com seu Radioman custou-lhe 3 posições, tendo chegado no 9º lugar. O novo piloto da equipa, o francês Philippe Chiappe parece que chegou para somar e ajudar significativamente a equipa portuguesa. Com um barco novo BABA, Chiappe é um piloto muito organizado e esteve sempre muito bem posicionado nos treinos e na corrida. Classificou em 7º lugar e chegou em 5º. Parece que enquanto andava no Team Ligier, nunca teve realmente seu equipamento a altura das suas potencialidades, vamos acompanhar para ver.


Sami Selio chega cansado, mesmo turbinado por Red Devil

É só uma brincadeira, pois a corrida em França foi mesmo para quem tem bom preparo físico (aliás coisa que anda em baixa entre a maioria dos pilotos). Tudo leva a crer que Sami Selio é um dos pilotos de bom preparo físico, pelo menos aparentemente, mas o facto é que um problema com a direcção assistida do seu barco minou quase toda sua resistência, e, caso a prova tivesse mais algumas voltas certamente teríamos uma história diferente. Mas Selio é indiscutivelmente um grande vencedor, não só por ter chegado em primeiro com tanta dificuldade, mas por ter sido sempre ofensivo, ganho posições ao longo da prova e não apenas por abandonos, mas por mérito em cima do Campeão Mundial Scott Gillman. A vitória de Sami Selio, pode até ter chegado tarde para ele, mas chegou na hora certa, chegou quando ele tem condições de lutar por mais vitórias, e, quem sabe tentar em vencer o campeonato. Não lhe faltam qualificações, é rápido, agressivo e tem um bom equipamento finalmente.


Prova dura tem resultado bem definido


SamiSelio, Scott Gillman, Jonas Anderson, Jay Price, Philippe Chiappe e Stasislav Kourtsenovsky. Os seis primeiros classificados em França representam cinco nacionalidades e nove países pois temos: um finlandês, dois americanos, um sueco, um francês e um russo, sendo que os americanos, Scott corre pelos Emirados Árabes Unidos, Jay Price pelo Qatar e o francês por uma equipa portuguesa. A corrida teve de início a liderança do piloto dos Emirados, Ahmed Al Hamli com o barco 27 que pertenceu a Scott Gillman. Mesmo tendo queimado a largada e posteriormente penalizado, Ahmed mostrou que é um novato om grandes qualidades, principalmente considerando as condições do mar. Em segundo seguia seu compatriota Thani Al Qamzi, com o segundo barco dos Emirados em terceiro Guido Cappellini em quarto Scott Gillman também da equipa dos Emirados. Isso demonstra o nível de competência na preparação dos 3 barcos e a disposição de lutar por mais um Campeonato. Sami Selio e Jonas Anderson eram seguidos por Chiappe que largou bem, Jay Price e Dave Trask, que fez uma péssima largada saindo da polé position. As duras condições do mar fizeram dessa corrida uma demonstração real de que 2007 vai ter um campeonato muito disputado e cheio de emoções. Equipas como a do Qatar, chegou para ser uma das melhores e tem demonstrado isso. Sami e seu companheiro russo Statislav Kourtsenovsky que tem demonstrado bons rendimentos. Quem sabe não vamos ter novos vencedores ao longo do campeonato que está em aberto tendo a liderança do Campeão Mundial Scott Gillman cm 35 pontos, seguido de Sami Selio com 29 e Jay Price com 21 pontos.


Grécia e Itália são canceladas


Com o cancelamento das etapas da Grécia e da Itália, a fase europeia do Campeonato Mundial terminou em França. Agora temos um período de descanso para as equipas até 18 de Agosto com a etapa em Singapura. Até lá.
G2P Marketing & Publicidade : www.g2p.com.br CAMPEONATO MUNDIAL UIM DE FORMULA 1 POWERBOAT 2007 CAMPEONATO MUNDIAL DE CLASS ONE POWERBOAT 2007 (WPPA)