Página inicial   |   Sobre a GHB   |   Fale Conosco - Contact Us
V24 National Challenge Portugal 2006   |  Exposições: Nauticampo - Oeiras Parque
V24 National Challenge
Portugal 2006

» Saiba Mais!
» Sobre a classe V24
Figueira da Foz
23 a 25 de Junho

» Patrocinadores
» Cronograma/Schedule
» Planta/Layout
» Fotos
» Releases
» Colocação
Albufeira
01 a 03 de Setembro

» Patrocinadores
» Cronograma/Schedule
» Fotos
» Releases
» Colocação
Albufeira
15 a 17 de Setembro
Oeiras
29 Set. a 01 de Out.
Cascais
26 a 28 de Outubro
» Classificação Geral V24 no ano de 2006
» Calendário V24 2006
» Clipping V24
» Fotos do Lançamento (Feira Nauticampo)
Batismo Porto de Recreio de Oeiras
» Fotos
» Notícia
» Brazilian Angels - Wakeboard Team
RELEASES

Press 9 – Figueira da Foz
23 Junho 2006

V24 aceleram na Figueira da Foz

“I V24 POWERBOATS NATIONAL CHALLENGE”
1.ª etapa - 23 a 25 de Junho
Figueira da Foz

PILOTOS TESTAM BARCOS PELA PRIMEIRA VEZ NO MAR DA FIGUEIRA


As equipas que competem na 1.ª etapa do “I V24 Powerboats National Challenge”, competição organizada pela GHB International Sports Management pela primeira vez em Portugal e que lança no nosso País a nova classe da notonáutica offshore, realizam hoje os primeiros treinos de adaptação ao circuito, um percurso entre as 2,5 e as 3 milhas que no Sábado será cumprido em 35 voltas e no Domingo em 30.

Os pilotos terão de largar em direcção a Norte e rondar cinco bóias laranjas colocadas ao longo do percurso, sendo que no regresso de cada volta as embarcações aproximam-se da costa de forma de forma a permitir a visibilidade do espectáculo pelo público em terra.

Recorde-se que em competição vão estar seis embarcações que poderão atingir velocidades a rondar os 150 km/hora.

A manhã de hoje começou com a reunião entre equipas e a organização para definição do percurso e regulamentos, bem como de todos os barcos de apoio que serão colocados no mar para assistência. Seguiram-se as verificações técnicas e a descida dos barcos para a água, através da enorme grua montada no cais. A primeira sessão de treinos decorre a partir das 14H.

Entre os pilotos participantes, Martin Weeks e Lance Selby, os britânicos que comandam o V1, o barco negro da TEAM LEMCO DESIGN é considerado o favorito. Weeks prefere “esperar para ver”. “Gosto de percursos longos e este é demasiado curto, vamos ver como me adapto, mas farei o melhor. Corremos juntos à dois anos nesta classe, em Inglaterra, e tal como em outros países lamentamos que os pilotos não adiram mais a esta classe. O V24 é um barco fantástico e de baixo custo de manutenção. O facto de não poder efectuar-se modificações técnicas no motor permite uma maior igualdade entre os pilotos, mas muitas vezes é isso que desmotiva alguns".

A expectativa sobre a prova aplica-se também à dupla portuguesa, Pedro Viegas e Luís Figueiredo, do Team ViegasSport, que compete com o V-10. Pedro Viegas tem competido nesta classe em provas internacionais, porém, para o seu navegador é uma estreia. Luís Figueiredo afirma: "Conhecemo-nos há muitos anos e competimos juntos noutras classes da motonáutica. O que releva é a grande confiança que existe entre nós e espero conseguir transmitir enquanto navegador essa relação ao Pedro, já que ele nos V24 tem mais experiência. É a primeira vez que corro num bilugar e de facto não podia recusar o convite, até porque conhecendo o mar como nós dois conhecemos, acredito que possamos fazer uma boa equipa."

Curiosamente, o navegador português despertou para a modalidade precisamente na Figueira da Foz, onde agora regressa. "Vivi cá sete anos e a primeira prova de motonáutica que fiz foi na Figueira, em 1984. Tenho um bom percurso na modalidade, também com o Pedro e em equipa com ele, apesar de em monolugares, conseguimos vários pódios europeus e mundiais em classe inshore e este regresso à Cidade deixa-me feliz."

Para Pedro Viegas estar ao comando de um V24 não é inédito, mas pela primeira vez compete com alguns dos melhores pilotos em Portugal. "Vamos ter pela primeira vez um Campeonato com várias etapas e com muito bom nível, duas das quais vão contar para o campeonato europeu. O nosso objectivo como sempre é fazer o melhor, mas só no mar sabemos o que vai acontecer."

Português como navegador inesperado na GHB

Luís Correia, outro homem ligado à motonáutica, foi escolhido esta manhã para integrar a equipa da GHB como navegador do V-77 ao lado do piloto britânico Ricky Hill. «Foi com alguma surpresa que aceitei, mas porque conheço o piloto há cerca de dois anos pelo facto de ele dar-me assistência técnica na minha equipa de F2, outra classe de motonáutica. Nunca competi em V24 mas a experiência que tenho de outras classes dá-me confiança para poder ajudar do Hill. O nosso objectivo será, primeiro, concluir a prova sem problemas ou avarias e depois, em função do resultado da primeira manga de amanhã, delinear a estratégia para a prova de Domingo».



Brazilian Angels Wakeboard Show: ski náutico sobre skate


Amanhã, Sábado, dia 24, tem início a verdadeira competição com a primeira manga agendada para as 15 horas e prevendo-se a conclusão da prova às 16 horas.

Entre as 12 e as 13 H e à noite realiza-se o espectáculo aquático dos Brazilian Angels Wakeboard, um desporto que reúne cada vez mais adeptos no Brasil. O Wakeboard é semelhante ao ski náutico mas utilizando-se um skate como plataforma.

Marco e Marcelo Mammana são os irmãos brasileiros que a GHB trouxe a Portugal para fazerem demonstrações desta disciplina durante o a etapa do Campeonato, de forma a manter constante atracção junto à Village da prova. As demonstrações são feitas no canal de navegação e um terceiro atleta, Pedro Almeida poderá juntar-se.

Marcelo Mammana explica: "O wakeboard está a ter enorme adesão no Brasil e em quase todo o continente americano. Os EUA é o país com melhores atletas, tal como o Canadá e a Argentina, mas no Brasil está a ter muito sucesso. Em termos internacionais surgem os australianos como potência. O único obstáculo a que exista maior numero de praticante o facto de ser um desporto muito caro, é necessário a prancha, o barco, um piloto para o barco e as despesas com manutenção e combustíveis são sempre avultadas. Mesmo assim temos muitos campeonatos regionais e o Nacional do Brasil tem oito etapas muito participadas."

Adianta: "Na Figueira vimos mostrar o wakeboard apenas como show, pelo entretenimento e espectacularidade das manobras, com piruetas e rotações. É uma forma de divulgar a modalidade mas de manter qualquer evento náutico animado".

Uma Organização:
GHB International Sports Management

Com o Apoio:
V24 PowerBoat; Union International Motonautique (UIM), Federação Portuguesa de Motonáutica (FPM) e Aquactividade.

Sponsor:
Clube Interpass

Fornecedores:
Câmara Municipal da Figueira da Foz; Socieventos; Nissan; Notícias do Mar; Jet Float; Mergulho Oceano da Figueira da Foz; CFNR; G2P Marketing & Publicidade, Marina de Albufeira; Rádio Clube Foz do Mondego; Renault; Searib’s; Estofos SS; CPTP, Clube Naval da Figueira da Foz


Contatos: imprensa@ghbinternational.com

AnaLima - Comunicação & Marketing, Lda
Ana Lima Tlm. 917776018
Paula Martins Tlm. 917776019
Tel. 213910193  Fax. 213964693
E-mail: alc@alcomunicacao.pt
Escritórios: Rua Buenos Aires, n.º 39  1200-623 Lisboa


» Voltar para página de Releases de Figueira da Foz

G2P Marketing & Publicidade : www.g2p.com.br